Hospital Regional Hans Dieter Schmidt recebe doação de cadeira de rodas especial |
Alimentação saudável nas escolas: Nutricionistas e merendeiras recebem capacitação
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Cerca de 500 profissionais participam de treinamento promovido pela empresa Sepat
Antes do retorno às aulas, aproximadamente 500 nutricionistas e cozinheiras contratadas pela empresa Sepat, vencedora da concorrência para o fornecimento de alimentação em 165 Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil de Joinville, passaram por uma capacitação intensiva.
O diretor executivo da Secretaria de Educação, Felipe Hardt, destaca a importância desse treinamento prévio: "O treinamento e capacitação das equipes responsáveis pela alimentação escolar é uma prática de longa data na Rede Municipal de Ensino de Joinville. Os treinamentos, atualmente, são realizados pela empresa contratada em alinhamento com as equipes de nutricionistas e de fiscalização da Secretaria de Educação para que o resultado seja uma ótima alimentação nas unidades escolares."
Além do treinamento oferecido aos profissionais contratados pela Sepat, a Secretaria de Educação também está capacitando seus servidores efetivos envolvidos no acompanhamento da alimentação escolar, visando garantir a qualidade e segurança alimentar nas instituições de ensino.
Henriana Lepeltier, diretora de Operações da Sepat, enfatiza os pontos abordados durante o treinamento: "Os profissionais foram instruídos quanto às boas práticas de manipulação de alimentos, projetos de educação nutricional, atendimentos específicos aos casos de restrições alimentares, processos de segurança no trabalho e atendimento ao cliente. Nosso objetivo é garantir um serviço de excelência."
Com uma média de 54,6 mil refeições servidas por dia, além de 916 dietas especiais, a equipe da Sepat desempenha um papel fundamental na alimentação dos estudantes joinvilenses. A diretora Henriana ressalta a importância do treinamento semestral para aprimorar o trabalho realizado.
O atendimento nas escolas e CEIs municipais é supervisionado por 45 nutricionistas, que trabalham diretamente no acompanhamento, treinamento e desenvolvimento das cozinheiras. Elas também são responsáveis pela validação dos cardápios, garantia da qualidade dos insumos e implementação de boas práticas. Além disso, em parceria com os alunos, a Sepat promove um Programa de Educação Nutricional, incluindo atividades lúdicas para promover uma alimentação saudável.
Deixe seu comentário